A Sol é uma empresa de tecnologia do Grupo RZK que oferece serviços e soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural de maneira integrada, buscando impulsionar a rentabilidade, a produtividade e a sustentabilidade das atividades agrícolas visando o máximo de sua eficiência: eficiência agronômica, eficiência produtiva, eficiência financeira e eficiência na gestão de riscos.
A empresa nasceu em 2020 com a missão de levar tecnologia e conexão aos produtores rurais. De lá pra cá, já atingiu a marca de 12 milhões de hectares com cobertura de rede 3G/4G, o que representa mais de 15% da área cultivada no País. São cerca de 450 torres cobrindo 66 mil propriedades rurais, e em 14 estados e quase 200 municípios.
“Solucionar o gap de infraestrutura de telecomunicações e cobertura de internet nas zonas rurais é decisivo para que os produtores possam explorar ao máximo as tecnologias já disponíveis no campo, e a agricultura brasileira consiga dar um grande salto de produtividade”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Sol. “Por isso, a rede oferecida pelos nossos é customizada para atender todo tipo de produtor, do pequeno ao grande, de acordo com suas necessidades específicas e com as particularidades de cada região do Brasil”.
O desafio de conectar o campo é grande. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) demonstram que o setor brasileiro representa um contingente com acesso ainda tímido à internet. Para se ter uma ideia, no Centro-Oeste, uma das maiores áreas agrícolas no mundo, apenas 28,96% dos produtores rurais contam com acesso à rede.
No Sudeste, a região mais rica do Brasil, apenas 36,95% dos produtores rurais estão conectados, enquanto no Norte e Nordeste, os números são de apenas 15,69% e 21,77%, respectivamente. O Sul é a região melhor posicionada, com 43,89%, mas ainda assim menos da metade da população rural com acesso à internet. Para efeito de comparação, o cenário é exatamente inverso na área rural dos Estados Unidos, que possui 70% de suas propriedades com internet.
“Diante deste cenário, a Sol tem a ambição de promover o maior programa de inclusão digital da agricultura brasileira, contribuindo assim para a transformação da realidade do País, a partir do desenvolvimento socioeconômico e ambiental que a sociedade tanto almeja. Isso porque a nossa rede é aberta, pública, disponível para que toda a população sob a área de cobertura tenha condições de desfrutar da conectividade. A partir disso, são enormes os benefícios sociais que a conectividade habilita no campo, de telemedicina à educação à distância, passando por segurança pública e serviços bancários”, analisa Oliveira.
Para o CEO da empresa, o projeto de conectividade e inteligência de dados praticado pela Sol também fomenta outros setores diretamente ligados ao agronegócio. Com melhor acesso a dados e informações sobre o dia a dia nas lavouras, pequenos e médios produtores podem ter melhor acesso a crédito e seguro rural, por exemplo.